quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como Germinar Sementes de Sequoia - Sequoiadendron giganteum

Olá Pessoal,

Hoje vou ensinar vocês como germinar sementes de sequoia. É um processo bem simples e não difere daquilo que já foi explicado aqui.
É uma árvore que se multiplica facilmente por sementes, então, a natureza estará a nosso favor rsrs.
O que eu vou passar para vocês é um processo que eu já fiz e minhas sementes já estão nascendo. Estou esperando elas ficarem um pouco maior e passar um pouco desse verão muito quente para a planta não morrer.
Particularmente, essas é uma das minhas árvores preferidas e umas das que eu mais admiro.









Ela é de origem da Ámerica do Norte, mais necessariamente no estado da Califórnia e pode superar os 100 metros facilmente. Considerando uma das arvores mais altas do mundo. 


1 passo: Consiga as sementes de sequoia. 
2 passo: O método mais fácil é a estratificação. Lembrando que se você quiser plantar diretamente no solo, tem que ser no começo do inverno e ela irá brotar no começo ou meio da primavera. Essas condições só são válidas para os estados do sul do brasil, parte sul e leste de planalto de São Paulo, Sul de Mato Grosso do Sul e na Serra da Mantiqueira.
3 passo : colocar as sementes para estratificar em temperaturas de 1ªC a 5ªC e ir regando a cada 3 ou 4 dias. Sempre verificar se a sementes já germinou.  Eu coloquei direto no substrato ( terra a critério de vocês. Eu usei terra adubada e a semente se deu muito bem )

Quando elas atingirem mais ou menos 2 ou 3 cm podem ser retiradas da geladeira e colocadas em um ambiente que não bata muito sol. Quando atingir 15 cm, pode colocar a planta em um lugar bem arejado e sempre protegendo do calor e frio intenso.

Não tem muito segredo para esse processo. É só ter bastante cuidado com o excesso de água colocado no substrato e que pode causar fungos. Não queremos esses danadinhos acabando com o nosso trabalho.

Qualquer dúvidas, estou a disposição e logo menos posto foto da minha muda =D

6 comentários:

  1. Foi muito legal encontrar o seu blog, também sou apaixonado por plantas, principalmente coníferas, é bom saber que tem outras pessoas que também gostam/admiram essas plantas e vendo suas postagens eu encontrei muita informação útil. Só torço para as minhas vingarem aqui, e que minha cachorra nao destrua as mudas como ela já fez uma vez. Meu plano é ter um jardim de coníferas na chacara dos meus pais, até daqui uns 10 anos eu acho que já está pronto kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente em ler seu comentário e espero que meus post's tenha ajudado. Vamos torcer que sim. Eu tenho um mini jardim que fiz com alguns cedros, mas estou esperando eles crescerem mais para poder mexer com eles. Coníferas crescem muito rápido e você consegue ver elas enormes antes de 10 anos. 10 anos também é o prazo para elas começarem a dar pinhas e sementes. Aí é quando elas se espalham de vez. É muito lindo mesmo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Sim, seus posts ajudaram, ainda mais quando vi que vc usa terra na hora de estratificação a frio, agora eu estou usando terra tbm para estratificar. Que legal sobre os cedros! Cedro é uma árvore que ainda nao vi sendo usada como ornamental aqui em Goiás. Mesmo com o calor daqui vejo vários pinheiros e outras coníferas adaptadas pro clima e pro nosso solo ácido avermelhado. De coníferas eu tenho exemplares aqui de 3 das 4 grandes ordens, só me falta alguma gnetales. Tenho comigo sementes de alguns exemplares aqui, caso quiser fazer uma troca de sementes.

      Excluir
    3. Que bom! sim, sempre uso terra para estratificação. Porque na hora de tirar a semente fica mais fácil. Com areia também dá pra fazer. Aqui em são paulo tem bastante cedros. Acho eles incriveis, principalmente quando usados com cerca viva. Quais sementes você tem? eu tenho bastante. Sempre compro de sites e ja germinei bastante. Entra em contato comigo através do email: talisson.hot@gmail.com , que eu mando foto para você das sementes.
      No aguardo.

      Excluir
  2. Deixa eu ver se entendi, coloco a semente no substrato e coloco na geladeira ate nascer e atingir 3 cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Exatamente. Ela vai precisar crescer um pouco para poder colocar ela do lado externo (informei até 3cm mas você quiser um pouco mais não tem problema).

      Att.

      Excluir