domingo, 31 de janeiro de 2016

Como germinar sementes de Plátano ( Platanus × hispanica )

Olá pessoal.

Hoje vou ensinar para vocês como germinar sementes de plátano. Essa bela arvore é de origem da Eurásia e da America do norte. São Tipicas de clima subtropical e temperados, respondendo bem também em clima como Tropical de altitude. São arvores de interesse ornamental e que podem atingir 30 metros na natureza. Suas folhas lembram bastante as folhas do bordo ( acer ) e são decíduas, ou seja, caem no inverno.
No brasil em geral, elas estão distribuídas na parte sul ( PR, SC e RS ) e pode ser encontradas no estado de São Paulo ( Região Metropolitana e Serra da Mantiqueira ).
Na grande são paulo, eu já vi bastante na capital e cidades onde eu vou frequentemente. Na Vila Olimpia tem bastante delas do lado do JK IGUATEMI, na berrini, santo amaro, cidade jardim, em alguns bairros da zona oeste ( butantã, vila sônia...), em cidade próximas a São Paulo como Embu das Artes, Itapecerica da serra e Embu-Guaçu. É encontradas em outros lugares também e quem souber se algo pode informar nos comentários.


Plátano na cidade de Itapecerica da serra


Bom, vamos para a parte que interessa? Lembrando que tudo que eu postar aqui, foi buscando conhecimento através de internet e blog's de pessoas que também cultiva essa arvore.
Há 2 maneiras de se cultivar o plátano: através de estaquia e por sementes. Vou ensinar a vocês o método através de sementes.  A semente pode ser adquirida pela própria arvore ou você pode encomendar elas por sites. A melhor época de você pegar as sementes é no começo da primavera pois as sementes já ficaram na árvore na época fria e você não vai precisar fazer a estratificação. Mas, se você é uma pessoa teimosa e não aguentaria esperar pelo inverno, você pode pegar as sementes da árvore. Cuidado ao pegar as sementes, pois elas tem umas asinhas que podem dar alergias em algumas pessoas. Por isso, é aconselhável plantar o Plátano longe de lugares onde passa muitas pessoas para não causar pequenos espirros rsrs;


Semente de plátano na árvore.

Eu coletei as sementes na época do verão e espero ter sucesso na sua germinação. Quando fui em campos do jordão, havia um monteeeee desses ouriços cheios de sementes para pegar. Tentei trazer alguns, mas como não tinha conhecimentos, coletei verdes. Quando estava de passagem por Embu-guaçu, avistei essa arvore e fui tentar pegar algumas sementes. Dei sorte, pois as sementes já estavam amarronzadas e isso é um bom sinal, pois elas só estão esperando cair para poder gerar uma nova árvore. Trouxe um monte para casa e não pude esperar nem mais um minuto, pois é verão e a taxa de germinação já deveria ter diminuído. Mesmo assim, esperança...Vai que dá certo? rs

Sementes de plátano coletadas.

Processo de separação das sementes.

Cada pontinho desse é uma semente de plátano.

Deixei de molho por 3 dias seguidos em água filtrada e em temperatura ambiente.

Estou fazendo um teste e estou levando essas que estão em copo descartável para a geladeira e plantei algumas em temperatura ambiente. Coloquei as sementes no dia 09/01/2016.

Estão em processo de germinação e quando elas estiverem crescendo, posto fotos.


E quem foi que disse que eu já não poderia ter um plátano grande? Esse eu trouxe de campos do jordão e se deu bem no clima de São Paulo. Está crescendo forte e saudável. 

Você pode plantar também pela estaquia como falei no começo desse post. Pegue um galho de pelo menos 10 cm e tire todas as suas folhas. Deixei 10 min em um enraizador e coloque em uma terra de boa qualidade ( deixo a critério de vocês o tipo de substrato ). e coloque água todos os dias em um lugar que não pegue sol. Depois de um tempo, você vai ver crescer as novas folhas. 
Pode ser usada como bonsai ou você pode planta-la onde quiser ( lembrando das regras que eu falei anteriormente ).

bom plantio pessoal. Até mais!  














21 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo.

    ótimo post. Parabébns.

    Estou tentando ter um platano faz tempo.

    Me tira algumas duvidas:
    Se eu pegar a sementes agora da árvore (estão verdes) consigo fazer mudas?
    E como faz a estratificação?
    Se pudesse me explicar passo a passo como devo proceder agradeceria muito.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde Rodrigo. Obrigado.
      então cara, depende muito da região onde você mora. Plátano em locais muito quentes não consegue sobreviver, muito menos entrar em dormência. Por isso, é necessário ter um clima mais ameno para a árvore.
      A melhor época para se poder pegar as sementes é agora ( no outono ) já que elas amadurecem nessa época. quando o ouriço está verde, as sementes ainda não amadureceram. é necessário deixar secar até elas ficarem do jeito que está na foto, amarronzadas.
      Feito isso, você pode iniciar o processo de estratificação das sementes. pode ser feito com um saco ziploc ou colocando terra dentro de um copo ou guardanapo não ensopado se não, mofa as sementes. Lembrando que a terra tem que ser própria para isso ( pode ser de bonsai, ou terra misturada com areia grossa de rio ou construção ) que segura mais a água. Tampe e deixe guardado onde colocamos os legumes ali na gaveta da geladeira.
      Os meus que deixei na geladeira se desenvolveram e eu coloquei eles junto com as outras plantas que eu tenho. Não conseguiram sobreviver pois o calor as matou.
      Se você tiver acesso a árvore do plátano, aconselho também fazer a estaquia, pois a semente germinar ela germina, mas nem sempre sobrevive. Então, se puder fazer a estaquia, melhor ainda, pois a planta ja está climatizada e você não terá tanto trabalho assim.

      Espero ter explicado sua dúvida e se sinta a vontade para perguntar qualquer coisa, terei o prazer em responder.

      Abraços e bom plantio.

      Excluir
    2. Boa tarde Talisson.
      Muito obrigado pela explicação.
      Moro em Criciuma - Sul de Santa Catarina, o clima é ameno.
      Se eu pegar as sementes verdes das árvores elas vão ficar morrons na minha casa?

      outra dúvida, tem platanos na minha cidade, você acha melhor fazer por estaquias? mais facil de "pegar"?

      Muito obrigado.

      Excluir
    3. De nada.
      O clima onde você mora é perfeito. Dá para cultivar sim.
      Sim, se você pegar as sementes verdes, elas vão amadurecer. Deixa guardado em um local onde não pegue chuva e não muito sol que elas ficam marrom.
      olha, vai pegar dos dois jeitos e praticamente o mesmo tempo.
      Se você for fazer a estaquia, pega um galho lenhoso ( aquele duro e que não se quebra fácil. Não precisa ser grosso, mas que tenha resistência ). Falo isso porque uma vez fui fazer e peguei o galho errado. Mede no minimo 10 cm e faz um corte diagonal onde você cortou o galho. Deixa de molho em um enraizador de 10 a 1 hora / ou se você quiser deixar 24 horas melhor ainda. e planta em areia grossa ou terra, ou os dois misturado.
      ***importante: não deixe a sua estaquia pegar sol nesse periodo que ela não vai se desenvolver. Deixa na sobra. Agua sempre que estiver seco, só não encharque o solo para não haver fungos.
      Acho mais fácil pegar assim porque é que nem eu falei, a planta já vai esta climatizada. A chance de se desenvolver é 85%, ou seja, será um sucesso. Fazendo tudo certinho você consegue.

      abraços

      Excluir
  3. olá bom dia queria saber se for por sementes demora quantos dias para germinar? demora muito plantei no vaso seguibdo suas dicas faz 3 dias troixe as sementes de minha viagem a montevideo gostaria de saber maos sobre ela .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcel, obrigado pelo comentário.
      Se suas sementes estiverem bem maduras e elas passaram por todo o processo de estratificação, elas germinarão em breve. Só deixar em um lugar que não bata muito sol e fora de calor excessivo. Caso não, é necessário colocar na geladeira e deixar lá no máximo uns 3 meses até que germine. Lembre-se sempre de utilizar areia junto com terra para isso e sempre limpas, se não dá fungos e você perde o embrião.

      qualquer dúvidas, só perguntar.

      abraços.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia
    Plantei uma estaca hoje cedo, numa mistura de substrato com um pouco de terra. Antes disso, deixei no enraizador por 24h. Queria saber se preciso regar todo dia e quando preciso adubar( e que adubo utilizar). Aqui na minha região o clima está bem frio, e a tendência é só esfriar mais. Desde já obrigado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá bom dia.
      me perdoe a demora a responder, trabalho está bem puxado ultimamente.
      Então, platano pega super fácil. Sim, regue todos os dias. Não precisa regar tanto assim, só não deixe a terra ficar seca.
      Fez certo! o enraizador pega bem na planta. Não deixe no sol. Espero que dê certo e quando der, manda uma mensagem, gostaria muito de ver.

      abraços

      Excluir
    2. O adubo pode ser terra vegetal mesmo. (até em areia eles pegam) mas na terra é mais certeiro. Por enquanto não adube, só com a terra vegetal está bom. Deixe pegar as folhas e depois de uns 6 meses ai você pode adubar com humus de minhoca.

      Excluir
    3. Bom dia! infelizmente a estaquia não vingou, mas ainda tenho algumas sementes. Queria saber como faço para extrair as sementes das bolinhas, e depois de plantado ,como procedo na rega, qual o período de rega e q quantidade de água. Desde já agradeço pela atenção amigo.

      Excluir
    4. Boa noite...que pena que não vingou...
      você tinha colocado a estaca dentro de um enraizador?

      As sementes são fáceis para tirar...basta você remove-las...plantar na terra e sempre deixar úmido. Como estamos no começo da primavera, se possível, pegue algumas sementes na própria árvore que elas vão nascer fácil fácil. Se tiver elas guardadas acredito que não irão nascer, eu descobri que elas perdem o poder germinativo rápido.
      Manter a terra sempre úmida e longe da luz solar.

      Qualquer coisa, só chamar.

      Abraços

      Excluir
  6. As suas sementes germinaram bem?

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Sim, elas germinaram...mesmo coletando no verão e fazendo a estratificação elas vingaram...o problema foi que fez muito calor e não sobreviveram :(
    Achei fácil germinar o platanus...o problema é manter mesmo :s

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. O que é enraizador? Eu vi um post de como fazer enraizador com lentilhas... pode ser? 10 minutos é o suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon, boa noite.
      Enraizador é um produto químico que se compra em lojas que vendem mudas. A maioria dos viveiros tem.
      Pega a estaca (um pedaço da árvore) faz uma ponta nela e deixa no enraizador conforme a espécie que você quer multiplicar. Nem toda espécie se adapta a estaquia (o processo de tirar uma muda para plantar).
      Verifique se é possível e depois me fala se deu certo.
      Abraço

      Excluir
  9. Olá! Moro em Piracicaba-SP e por aqui vejo muitos Plátanos, inclusive tenho um Maple no meu jardim ele está com cerca de três metros e está plantado em um vaso de 50 litros comprei em 03 de junho de 2015 em Campos do Jordão e ele estava com um metro e meio, sofreu um pouco no primeiro ano perdendo as folhas em dezembro do mesmo ano por conta de uma infestação de Cochonilha Cabeça de Prego, tive que retirar folha por folha, Agora está coberta de folhas verdes, Tenho também plantadas no solo Acer Palmatum Canadense e Acer Bordo Japonês(Momiji) essas ultimas eu trouxe de Gramado-RS algumas estão plantadas na calçada de minha casa e já tem quatro metros. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal. Manda foto de suas plantas para nós ver. É bem legal ver que tem gente que gosta das exóticas.
      No começo elas sofrem mesmo, mas depois elas acostumam. Ela perde as folhas no outono?

      Abraços

      Excluir