quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Como Germinar Sementes de Metasequoia

Eai pessoal =DDD

Hoje vou ensinar vocês a germinar sementes de metasequoia ou a sequoia chinesa como muitos falam.
Lembrando que para germinação dessa semente não tem muito segredo. Se você mora nos estados de MG/SP/MS e os estados do sul, conseguirá a germinação em 85% dos casos. ( as sementes tem que ser frescas para isso ).
Aqui em São Paulo, eu não conheço nenhum lugar que tenha as sementes, mas, eu já fiz exemplares na Ceasa. Porem, os olhos da cara né! então, vamos plantar que está mais barato.


Metasequoia na natureza

A Metasequoia me lembra muito os Taxodium. Pelo menos nas cores eles parecem bastante. 



Bom,  imagens a parte e vamos ao que interessa: ao plantio. 
Essas sementes que eu irei plantar foram adquiridas pelo Aliexpress que eu postei na semana passada ( só dá uma procurada nos post's anteriores ). Como falei, essas sementes são menores em relação as que eu já tinha. Vamos ver se vão nascer alguma coisa e se nascer, espero que seja Metasequoia. Sabemos que não são todos os vendedores desses sites que são confiáveis. 

O QUE FOI FEITO: Deixei 24 horas em agua filtrada ( tem sites que falam que você já pode plantar direto no solo ). Só que como estamos no verão, não quis arriscar das sementes não absorver a água e deixei de molho para ganhar mais uns %% no meu plantio. 

Sementes de Metasequoia de molho por 24 horas.


Preparei terra adubada ( a que eu uso na maioria ou em quase todos os casos );

Sementeira improvisada.

Sementes prontas para serem plantadas.

Joguei as sementes e as cobri com uma leve camada de terra. 


Sementes Já plantadas.

Agora, só esperar uns 15 a 20 dias para ver o resultado. 
Como mencionei, essa espécie vem de origens temperadas. Há lugares que informa que você tem que fazer a estratificação das sementes e tem lugares que fala pra você só fazer o procedimento que fiz acima. Como estou querendo ver qual processo irá dar certo, fiz dos dois jeitos. A única diferente no final, foi que um pote foi para a geladeira. O que eu coloquei na geladeira vai fazer 1 mês lá dentro lá e ainda não germinou. Na minha geladeira eu ainda tenho alguns Acer, Larix, Pinheiro-negro e sequoia que não germinaram e estou aguardando.
Foi me orientado que desse jeito que eu fiz e mostrei para vocês foi o jeito que teremos maiores %%% de germinação da semente. Segundo o vendedor das sementes, a temperatura ideal do solo para germinação é de 21°C em lugar úmido. Sol direto nas sementes, somente o da manhã.

Saindo os resultados, posto para vocês. 

Até mais.







3 comentários:

  1. Olá amigo, as sementes germinaram? como elas estão?

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, obteve algum sucesso na germinação? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Pablo.
      Sim, elas germinaram mas não aguentaram o calor da época que fez.
      Andei tão ocupado ultimamente que nem comprei mais. Estou cuidando das que eu tenho aqui.
      Se fizer esse procedimento é sementes frescas, terá sucesso em sua germinação.
      Depois me fala se deu certo!
      Abracos

      Excluir