sábado, 23 de janeiro de 2016

Como Germinar Taxodium Distichum

Olá,


Taxodium Distichum


Hoje vou ensinar para vocês como germinar sementes de taxodium. Ela também é conhecida como cipreste do brejo e é de origem da região sudeste dos EUA. Essa árvore tem um crescimento rápido e pode alcançar até 36 metros na natureza. Em cultivo, pode chegar ate 22 metros. Ela tem folhas finas, verdes claras, estreitas, pontudas as quais, se maduras, tornam-se vermelho-ferrugem no outono e depois amarelo-dourado antes de caírem.


Taxodium no verão


Taxodium no outono


Então, mãos a obra. 
Consiga alguma sementes dessa bela árvore e vamos planta-la. Primeiro, para conseguir essas sementes você não precisa ir tão longe ou encomenda-las através de sites como mercado livre ou aliexpress. Tem algumas regiões da cidade que tem essa árvore. Eu,por exemplo já encontrei  em uma cidade vizinha onde eu moro(Embu-Guaçu) e no Horto Florestal na zona norte de São Paulo. 
A melhor época para se pegar as sementes é no fim do verão para o começo do outono. Aqui no brasil é por volta de 15 de março até 31 de março, pois as sementes são liberadas através dos cones e você consegue pegar. 
Mas Talisson, posso pegar antes? Olha, poder até pode, mas você vai ter que esperar a semente secar para poder ter mais sucesso no plantio. 
Eu as peguei na semana do natal no chão(o cone) e levei-as para casa e deixei em um lugar não úmido para poder secar e hoje resolvi plantar. Espero ter sucesso pois estou aprendendo e depois de muito pesquisar e muita conversa com pessoas que cultivam o taxodium, vamos lá rs. 
Antes de mais nada, coloquei as sementes em água filtrada e deixei em um período de 48 horas.


Como toda semente, as que flutuarem eu descartei e usei somente as que estavam no fundo do copo.
e preparei terra adubada. A árvore em si cresce em regiões onde o clima é bastante úmido e tem as 4 estacões do ano bem definidas. Aqui em são paulo é um pouco bagunçado o clima, mas elas crescem assim mesmo. Em outras regiões, o calor seria fatal a elas. 


Essas são as sementes de taxodium. Elas tem esse aspecto de enrugadas mesmo. 


E as coloquei em copos descartáveis. E como as sementes caem no começo do outono, vou ter que simular um inverno para elas. O tempo maximo para que cresçam é de 3 meses em processo de estratificação. Ou seja, essas sementes vão direto para a geladeira. 


Coloquei as sementes e cobri com uma camada fina de terra. 
Agora, é o processo de paciência para vê-la crescer e se desenvolver.

Espero ter ajudado e conforme ela for crescendo eu vou postando fotos da árvore.

Até mais.

______________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO

Hoje, dia 23/03/2016, vi o primeiro broto das sementes de Taxodium que eu plantei. Eu fiquei muito contente e surpreso ao mesmo tempo, pois, nem todas as sementes eu coloquei na geladeira. Eu dividi em copos descartáveis como vocês viram e coloquei 2 copos na geladeira e 2 copos em temperatura ambiente. Os que estão na geladeira, não nasceram ainda. E os que eu coloquei fora, nem dei tanta atenção, muito menos água e não olhava todo dia: NASCEU. olha que louco! Quando vi fiquei muito surpreso e já coloquei a pequena arvore em um vaso um pouco maior para ir se desenvolvendo. 
As fotos para vocês verem:



Acredito que o que fez ela crescer foi o calor mesmo porque nessa época era verão aqui em São Paulo e o fato das sementes serem frescas, pois fazia 2 semanas que eu tinha coletado elas da arvore. Apesar que se você procurar pelos sites, verá que ela necessita de horas de frio para germinar. Bom, não foi nesse caso e estou aguardando os da geladeira germinarem. Vamos ver como ela vai se desenvolver e sobreviver. Estou tendo um cuidado maior com ela e borrifando água e até tampei como uma mini estufa para segurar a umidade, pois essa arvore consome muita água e cresce em brejos.

Havendo mais atualizações, compartilho com vocês!

Abraços.

_________________________________________________________________

Atualização:

Hoje, 30/05/2016, meu Taxodium está firme e bonito. E mais um dessa vez! Germinou outra semente que eu joguei achando que não ia germinar. Ela ficou junto com uma sequoia que eu tenho. Não pegou sol e colocava água todos os dias. Está crescendo firme e forte. Estou esperando crescer mais para poder mudar de vaso e trabalhar com eles. Segue as fotos:



É isso pessoal. como falei anteriormente, eu acho o Taxodium incrível e a cor que ele fica no outono é esplendido. Valeu muito a pena ter plantado e vê-lo crescer. Se tiverem dúvidas sobre a germinação do Taxodium, pode me perguntar.

Abraços.




9 comentários:

  1. E aí Talisson?
    Conte mais noticias sobre sua experiência com a germinação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Acabei de atualizar o post sobre o Taxodium. dá uma conferida. Se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar. Abraços.

      Excluir
  2. as minhas estao na geladeira desde o ano passado e nada de nascer....hoje tive a ideia de quebra a casca dura que envolve a semente e plantei o embrião e é semenlhante a uma semente de bambu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marcos, obrigado pelo comentário.
      Sim, o embrião tem a semelhança da semente de bambu.
      Sabe o que eu fiz também para germinação de semente de Taxodium sem precisar abrir a semente? Deixei 3 dias em agua filtrada e depois que passou esse tempo, deixei 5 minutos em alcool. Isso mesmo! sabe esse alcool que temos em casa? então, não pode passar esse tempo. E também percebi que quando colocamos o Taxodium na geladeira, ele demora mais pra germinar do que quando plantamos fora dela.
      No dia 18/07/2016, coletei algumas sementes no horto florestal e fiz todo o processo que citei acima sem colocar na geladeira. Ontem, vi o primeiro broto de 25 que eu coloquei na sementeira. Ta certo que, esses dias não tem feito muito calor e nem tanto frio (média de 20 graus) onde moro. Por ser inverno e o taxodium possui dormência, a porcentagem de germinação foi baixa mesmo. Coletando entre verão e outono elas logo nascem porque estão bem maduras.

      sucesso aí com as germinações e tendo alguma dificuldade e eu puder ajudar, estou aqui.

      abraços.

      Excluir
  3. Olá Talisson, bom dia, achei super bacana sua experiência com o Taxodium, eu gosto muito de ciprestes/pinheiros/tuias, mês passado consegui germinar sementes de pinheiro mexicano que ganhei do cuidador do horto da cidade de Maria da Fé, esse pinheiro é um muito cultivado em Monte Verde e Campos do Jordão, a felicidade de ver a semente brotando é sem comparação haha, estou pensando em comprar sementes do Taxodium no ML para tentar germinar, você acha que as sementes são confiáveis? Aqui onde moro, Lambari, Sul de MG o clima é bem frio, hj às 7hrs estava marcando 6 graus, bom fico no aguardo do seu contato para trocarmos experiências, desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Talisson, bom dia, achei bacana sua experiência com o Taxodium, parabéns, gosto muito de ciprestes/pinheiros/tuias, mês passado consegui germinar sementes de pinheiro mexicano(muito usado na ornamentação em Monte Verde e Campos do Jordão, as suíças da Mantiqueira) que ganhei do cuidador do horto de Maria da Fé, a satisfação ao ver os primeiros brotos é incomparável haha, estou pensando em comprar sementes do Taxodium no ML para tentar germinar, vc acha q devo? Aqui na minha cidade, Lambari - MG, o clima é bem frio, hj as 7hrs o termômetro estava marcando 6 graus, aguardo seu contato para trocarmos experiências, desde já agradeço, obrigado.
    Att.: Andley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andley, tudo bem? boa tarde!
      Obrigado pelo comentário.
      Esse pinheiro eu nunca vi, vou dar uma pesquisada no google. possa ser que eu já tenha visto mas não lembro. Cara, onde você mora tem as condições perfeitas para qualquer árvore que eu postei aqui.
      Então, eu super recomendo o ML e é bem confiável, porem, veja com o vendedor de onde vem as sementes. Essas que eu consegui, foram de horto florestal daqui da minha cidade..como elas já estão climatizadas, a chance de se reproduzir é quase 100%. Desde que eu descobri o horto de Campos do Jordão, vira e mexe eu vou lá pegar. É uma pena estarmos no inverno, pois se fosse outono ainda, iria lá no horto e pegava para você e te enviava sem problemas. Posso da uma olhada lá e ver se tem alguma semente viável ainda no final de semana.

      Me manda um e-mail e vemos o que eu posso fazer.
      meu e-mail: talisson.hot@gmail.com

      Lá, se quiser, podemos trocar whatsapp e vemos como será feito o envio das sementes.

      Abraços.

      Att.

      Excluir
  5. Amiga minha fez uma "instalação arbórea" incluindo esta espécie nas margens da represa Paiva Castro em Mairiporã.Vamos ver como a árvore se desenvolve. E consta que ela é nativa da América Central e dos pântanos do sul dos EUA, ou seja, de climas subtropicais. Não há necessidade de deixar as sementes em geladeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, tudo bem?
      Que ótima noticia. O Taxodium é mesmo incrível, ficará perfeito onde estiver plantado.
      As sementes na geladeira ficam para simular um inverno que é o período de dormência de muitas espécies.
      Não há a necessidade de fazer a estratificação(quebrar o período de dormência) se a semente for fresca.
      Se vocês não tem a procedência de onde a semente veio ou se ela ainda é viável, aconselho colocar na geladeira pelo menos 1 mês.

      Se quiser, pode ir ao Horto florestal que fica na zona norte e pegar as sementes lá. São de graças e tem um montão. O bom de pegar lá é que a árvore já está aclimatada e geram bastante sementes viáveis.

      Boa sorte.
      Qualquer coisa, só chamar.

      Abraços.

      Att.

      Excluir