sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Sementes da China são falsas?

Olá pessoal

Como vão?

Já faz algum tempo que meus leitores e amigos vem me pedindo esse post e hoje tive um tempo para postar. Claro que, é um assunto bem delicado e vai de pessoa para pessoa. Respeito a opinião dos outros e deixarei também o meu ponto de vista.

Conheço várias pessoas, assim como eu, que faz compras de sementes pela internet. Principalmente pessoas que gostam de bonsai e deseja fazer um a partir do mesmo. Só que, as arvores mais bonitas para isso, não são brasileiras e não tem como coletar na natureza. Aceres, Plátanus, Carvalhos, Ulmus, Taxodium, Ginkgo, Liquidambar e Zelkova são arvores extremamente belas, que dão ares outonais e chamam a atenção sendo pequenas ou mesmo na natureza. Por não ser daqui, temos que encomenda-las de outros países e fazer todo o processo para te-las. Mas, o que ninguém sabe e não imagina que por ser arvores de outros países, elas precisam de tratamento especial. Principalmente de clima, que é o fator mais importante nisso.
Então, elas pesquisam sobre a arvore e mesmo não sendo de climas iguais, compram. Mas esquece do principal que é a pesquisa da semente. Já pararam para pesquisar como é a semente que você está comprando? Não o fato de germinação, mas sim o aspecto físico da mesma? Com certeza não. E é isso que mais causa confusão quando se recebe as supostas ''sementes''. Chamam de falsas, que o vendedor não presta e que foi enganado. Quem nunca passou por isso? Eu mesmo já comprei em vários sites, principalmente internacionais como Aliexpress, Ebay, Amazon e o nosso querido Mercado Livre.

Querem provas? vejam só:

Solicitei há algum tempo sementes de Sequoia e não procurei informação de como era as sementes. Simplesmente comprei porque queria ter uma dessas em casa e achava magnifico ter comprado por um valor tão baixo. Então me mandaram essas sementes:


Isso que você ver acima são sementes de Pinheiro que eles estavam vendendo como sementes de Sequoia. 

Logo, entrei em contato com o vendedor e relatei o ocorrido. O mesmo preferiu me devolver o valor. E o tempo que eu esperei para ter as verdadeiras sementes? como fica? É pessoal, não é fácil. 
Se você procurar e sempre ver os comentários dos consumidores (agora tem essa opção), eles sempre tiram a foto do produtos, você vai ter uma ideia de como são as sementes. Procurei bastante e encontrei no Aliexpress um vendedor que me mandou as sementes verdadeiras. Vejam:


Acima, sementes verdadeiras de Sequoia.

E só fiquei sabendo porque fui atrás para saber se eram mesmo as sementes. Então, bastou procurar informação. 


'' Mas Talisson, e essas rosas coloridas, melancias quadradas, rosas em formato de pokebolas e morangos gigantes?'' 
Gente, isso não existe. Então se não existe a própria planta/arvore, muito menos as sementes né!. Claro, tudo isso não passa de uma trapaça. A rosa colorida é pintada e segundo informações do google, tem umas que são injetadas com cor e as pétalas nascem coloridas e isso prejudica muito a rosa, morrendo em pouco tempo. E o detalhe maior é que eles fazem isso com a rosa já CRESCIDA e não desde a semente. 
Melancia quadrada?????? Desde semente??? Opa, vamos ver um vídeo primeiro: https://www.youtube.com/watch?v=ylbHtijg1ac


E referente a pergunta do titulo: a resposta é não. As sementes da china não são falsas. Basta saber procurar no vendedor certo e saber mais sobre a semente que então comprando. 
Lembrando que não estou criticando ninguém, apenas expondo minha opinião sobre o assunto. E vamos ser mais atenciosos referente a isso para não sermos enganados com coisas que realmente não existem e cuidado para não comprar GATO e receber LEBRE.

Abraços.




12 comentários:

  1. Em qual ou em quais lojas do AliExpress vc costuma comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.

      Olha, depende muito de quais sementes que você quer comprar. Tem lojas que tem coisas que as outras não tem. Tem preço também melhor por isso. Confesso que a maioria das minhas compras se sementes do Aliexpress foram bem sucedidas e principalmente sementes de arvore.
      Sementes de flores/frutas/legumes eu não tive experiência.

      Posso te indicar 3 lojas que eu sempre compro delas, mas sempre estou buscando lojas novas com sementes novas também. são essas aqui:

      www.aliexpress.com/store/1626675

      www.aliexpress.com/store/816236

      Essa ultima eu super recomendo:
      https://pt.aliexpress.com/store/1246574

      é uma das melhores e tem bastante sementes novas.

      Havia 2 lojas que fecharam, eu gostava muito de comprar delas pois tinham sementes bem viáveis e saudáveis. Os vendedores eram bem atenciosos.

      Essas são as únicas que eu compro e recomendo. Espero ter respondido sua pergunta.

      abraços.

      Excluir
  2. Muito boa sua postagem e seu blog. Ajuda muito a quem tem essas dúvidas. Aproveitei para usar sua dica das lojas recomendadas. Muito obrigado e parabéns pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia.
      Que bom que gostou!
      Sempre procurei algo a respeito disso e nunca achava, então pesquisei bastante e percebi que poderia escrever algo a respeito. Tive muita experiência com as sementes vindas de lá, umas me surpreenderam e outras não, mas eles são super confiáveis, basta pesquisar certinho.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá boa noite. Alguém teve boa experiência com sementes de suculentas e cactos pelo aliexpress?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, tudo bom?
      Eu nunca tive experiência com as suculentas e nem da China...Você já comprou? deu certo? nos avise aqui no blog também.

      Abraços

      Excluir
  4. oi encomendei do aliexpress sementes de tomates roxo, mini bananeiras, limão e laranja, fiz o pagamento ontem. Sabe me dizer se esta bananeira se adequa bem ao nosso clima? assim como as demais semetes que citei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite. Me desculpe a demora. Fiquei sem um blog um tempo. Acredito que sim. Pois a banana é de clima tropical.
      Abracks

      Excluir
  5. bom dia! gostaria de saber se as sementes de Sequoia q vc comprou germinaram. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Sim, elas germinaram. Acabei dando as mudas para um amigo meu e não tirei as fotos. É um processo lento para germina-las mas e muito gratificante. A partir de marco, é uma ótima época para comprar sementes da china pois e primavera .

      Abraços

      Excluir
  6. ola vc ja comprou alguma semente de suculenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maysa.
      Não, não tenho experiência com suculentas :(
      Compra lá e deixa um comentário para nós aqui. Quem sabe faço um post sobre elas :)
      Abraços

      Excluir