segunda-feira, 30 de maio de 2016

Como germinar sementes de Carvalho - Quercus Alba

Olá pessoal.

Vou ensinar vocês a germinarem as bolotas de carvalho.
Carvalho não é muito comum aqui no brasil e como sou uma pessoa bastante viajada e comecei a ver as arvores de uns tempos para cá, eu só as vi em Monte Verde - MG. lá, o carvalho é bastante abundante e muito bonitos. Por isso, quem quiser pegas as bolotas, podem se dirigir até lá ou encomenda-las pela internet. Caso alguém saiba onde tem e deseja compartilhar, por favor, nos diga. Conheço bastante pessoas que queriam ter um carvalho no quintal ou até mesmo como bonsai.
O meu, eu encomendei pelo Aliexpress. Não coloquei muita fé que eles me mandaria as bolotas ( por eu ter recebido bastante sementes que não era dá própria árvore, resolvi arriscar ) e comprei. Claro que eu pesquisei bastante sobre. E se alguém for comprar sementes lá elas chegam sim, o problema é que muitas vezes eles mandam as sementes erradas. Então, conversem com o vendedor e veja uma solução para o problema.

O link das sementes é esse: http://pt.aliexpress.com/item/Oak-Tree-Seeds-Quercus-Alba-Acorns-Flower-Seeds-5-Seeds/32378138071.html

E para minha surpresa, chegou exatamente como estava descrito. E mais, ainda veio germinadas algumas como vocês podem ver:


Isso foi bom porque elas já vieram estratificadas. como passaram bastante tempo vindo, coloquei elas na água e aguardei umas 4 horas para planta-las. **** ,

Somente uma flutuou. Ou seja, não está boa para plantar.

OBS: carvalho são de regiões temperadas e necessitam de estratificação. Se você receber as sementes e não estiver do jeito que está na foto, deixe ela 24 horas em água filtrada e faça o processo de estratificação das sementes. quem tiver alguma dúvida de como fazer isso, nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EB-LAxCpNFE e https://www.youtube.com/watch?v=dpR4YZAd0o0 ele mostra como é feito desde o processo de coletar as sementes e coloca-las na agua para ver quais são boas para germinar até o processo de estratificação. O vídeo está em inglês mas dá para entender. 

Passando isso, vamos plantar as bolotas. Plantei as bolotas no dia 05/04/2016 e já no dia 13/05/2016 já estava bem desenvolvida. O clima aqui em São Paulo foi bastante propício para o crescimento do Carvalho pois fez bastante frio. Segue fotos:




Das 5 que veio, 1 não estava boa para germinar e 3 nasceram. Coloquei elas em vasos individuais porque elas cresceram rapidamente.



Estou esperando crescer mais para poder trabalhar com a planta. Pretendo deixa-la pequena. não como bonsai porque ainda não tenho essa experiência mas quem sabe né? rsrsrs.

Bom, é isso. qualquer dúvidas fiquem a vontade para perguntar e terei o prazer em responder. 
Bom plantio e até mais.









14 comentários:

  1. Olá vc jpa comprou alguma espécie de acer no aliexpress ? se sii germinaram ? poderia me passar o link do vendedor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Pedro, obrigado pelo comentário. Sim, comprei bastante sementes de acer no aliexpress. Eu já tenho elas na geladeira, só que sempre comento o erro de esquecer algumas vezes e elas acabarem mofando. Eu ainda vou fazer um post sobre elas, prometo.
      Sobre os vendedores, eu posso te recomendar 2 que eu sei que realmente as sementes são verdadeiras, que são esses:

      https://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-50-particles-Beautiful-Japanese-Red-Maple-Seeds-DIY-home-garden-tree-seed/32435667480.html?spm=2114.13010608.0.106.blNgzF

      https://pt.aliexpress.com/item/20seed-bag-yellow-maple-tree-live-seed-Home-Garden-Norway-maple-gold-tree-seeds-good-bonsai/32351250178.html?spm=2114.13010608.0.122.5PTNL5

      Tem outros, mas que eu realmente confio são neles. Teve um vendedor que eles vendia bem barato e tinha todas as sementes que eu postei aqui, mas parece que ele fechou a loja. Mas sempre tem outros que vendem parecido. Se eu achar mais, te mando.

      Abraços

      Excluir
    2. Uma dica importante: Se você puder esperar mais um pouco, compra em meados de outubro e novembro, porque é quando as sementes de acer estão amadurecendo por lá e eles mandam pra você sementes frescas. Se comprar agora, a porcentagem de germinação é baixa. Mas fica a critério seu, pode comprar agora sim, só vai demorar um pouco pra germinar.

      Excluir
    3. Opa amigo, dei uma sequelada e esqueci que tinha comentado kkk, mas enfim, muito obrigado pelas informaçoes, bom ja estamos em outubro tu acha que já dá para comprar, ou é melhor esperar chegar novembro para ter certeza que serão sementes frescas ?

      Excluir
    4. Boa noite Pedro,

      Poder comprar já pode, mas a taxa será um pouco menor do que se comprar em novembro. Se puder esperar mais um pouco seria bom. Se não, tenta comprar dos vendedores que colocaram as sementes por ultimo. Geralmente eles já colhem as sementes e anunciam já.
      Tu sabe como ver quais foram as ultimas adicionadas? Se não, faz esse o caminho

      Procura a semente que você quer / clica em relevante / e vai ter algumas opções como procurar pelo menor preço, numero de pedidos e etc.. / clica em Informações ( novo ao antigo ).

      Geralmente, vai ter sementes que ainda não foram vendidas ( por ser novas), mas lembre-se sempre de avaliar o vendedor pra ver se são sementes verdadeiras.

      Qualquer coisa, só chamar.

      Abraços.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boa tarde Filipe, obrigado pelo comentário.
      só cresceram um pouco. é inverno né, aí eles demoram mais a crescer. todas as plantas que eu tenho estão em dormência. Acredito que na primavera elas crescem mais. Ainda não mexi no Carvalho, eles continuam no mesmo vaso. Quando eu atualizar o post, posto a foto de como está.

      Abraços

      Excluir
  3. Sementes de Carvalho Quercus Vermelho: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-815310280-arvores-de-carvalho-quercus-vermelho-5-sementes-r-1800-_JM


    Sementes de Bordo Vermelho Japonês: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-808511547-arvore-bordo-vermelho-30-trinta-sementes-por-r-800-_JM

    Sementes De Cerejeira Sakura: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-808523608-cerejeira-japonesa-sakura-10-dez-sementes-por-r-800-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, obrigado pelo comentário.
      Você vai comprar essas sementes ou você está apenas compartilhando o link delas?

      Excluir
  4. Opa amigo Olha eu aqui de novo , como está a mudinha de carvalho ? tem como tu me mandar fotos de como ela está agora ? se sim manda para esse email : pedrocoelho274@gmail.com ficaria muito agradecido ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia.
      Me perdoa a demora a responder. Cara, minhas mudas de carvalho não tiveram alteração. Continuam do mesmo jeito.
      Como tive tanta coisa pra fazer acabei que nem cuidei delas com tanta atenção assim. Peguei nelas esses dias.
      Estou com um pouco de receio em cortar a raiz mas irei fazer um teste. Como tenho 3 mudas irei fazer com uma, se der certo, faco com as outras e posto aqui ou te mando e-mail.

      abraços

      Excluir
  5. Olá! Talisson,Sou Márcia morro em Santa Cruz do Sul RS, obrigada pelas dicas, tenho uma chácarra e estava a procura de carvalho para plantar, segui sua dica e fiz a compra da sementes agora é só esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, boa noite.
      Poxa que legal. Fico muito feliz em saber que tem mais gente que gosta do carvalho. É uma árvore esplemdiae mesmo né?
      Os meus estão firmes e fortes aqui. Tenho 3 deles.
      Se quiser, posso te doar um. Não sei como faremos para te encaminhar.
      Me manda um e-mail para talisson.hot@gmail.com e combinamos.
      O que eu tenho aqui e o Carvalho Alba que está na foto. Ele perde as folhas no outono tambem.

      Excluir
  6. Olá!Talisson. Obrigada pela dica, segui e fiz a compra de sementes de carvalho, agora é só aguardar. Grata!

    ResponderExcluir