Como vão?
Já faz algum tempo que meus leitores e amigos vem me pedindo esse post e hoje tive um tempo para postar. Claro que, é um assunto bem delicado e vai de pessoa para pessoa. Respeito a opinião dos outros e deixarei também o meu ponto de vista.
Conheço várias pessoas, assim como eu, que faz compras de sementes pela internet. Principalmente pessoas que gostam de bonsai e deseja fazer um a partir do mesmo. Só que, as arvores mais bonitas para isso, não são brasileiras e não tem como coletar na natureza. Aceres, Plátanus, Carvalhos, Ulmus, Taxodium, Ginkgo, Liquidambar e Zelkova são arvores extremamente belas, que dão ares outonais e chamam a atenção sendo pequenas ou mesmo na natureza. Por não ser daqui, temos que encomenda-las de outros países e fazer todo o processo para te-las. Mas, o que ninguém sabe e não imagina que por ser arvores de outros países, elas precisam de tratamento especial. Principalmente de clima, que é o fator mais importante nisso.
Então, elas pesquisam sobre a arvore e mesmo não sendo de climas iguais, compram. Mas esquece do principal que é a pesquisa da semente. Já pararam para pesquisar como é a semente que você está comprando? Não o fato de germinação, mas sim o aspecto físico da mesma? Com certeza não. E é isso que mais causa confusão quando se recebe as supostas ''sementes''. Chamam de falsas, que o vendedor não presta e que foi enganado. Quem nunca passou por isso? Eu mesmo já comprei em vários sites, principalmente internacionais como Aliexpress, Ebay, Amazon e o nosso querido Mercado Livre.
Querem provas? vejam só:
Solicitei há algum tempo sementes de Sequoia e não procurei informação de como era as sementes. Simplesmente comprei porque queria ter uma dessas em casa e achava magnifico ter comprado por um valor tão baixo. Então me mandaram essas sementes:
Isso que você ver acima são sementes de Pinheiro que eles estavam vendendo como sementes de Sequoia.
Logo, entrei em contato com o vendedor e relatei o ocorrido. O mesmo preferiu me devolver o valor. E o tempo que eu esperei para ter as verdadeiras sementes? como fica? É pessoal, não é fácil.
Se você procurar e sempre ver os comentários dos consumidores (agora tem essa opção), eles sempre tiram a foto do produtos, você vai ter uma ideia de como são as sementes. Procurei bastante e encontrei no Aliexpress um vendedor que me mandou as sementes verdadeiras. Vejam:
Acima, sementes verdadeiras de Sequoia.
E só fiquei sabendo porque fui atrás para saber se eram mesmo as sementes. Então, bastou procurar informação.
'' Mas Talisson, e essas rosas coloridas, melancias quadradas, rosas em formato de pokebolas e morangos gigantes?''
Gente, isso não existe. Então se não existe a própria planta/arvore, muito menos as sementes né!. Claro, tudo isso não passa de uma trapaça. A rosa colorida é pintada e segundo informações do google, tem umas que são injetadas com cor e as pétalas nascem coloridas e isso prejudica muito a rosa, morrendo em pouco tempo. E o detalhe maior é que eles fazem isso com a rosa já CRESCIDA e não desde a semente.
Melancia quadrada?????? Desde semente??? Opa, vamos ver um vídeo primeiro: https://www.youtube.com/watch?v=ylbHtijg1ac
E referente a pergunta do titulo: a resposta é não. As sementes da china não são falsas. Basta saber procurar no vendedor certo e saber mais sobre a semente que então comprando.
Lembrando que não estou criticando ninguém, apenas expondo minha opinião sobre o assunto. E vamos ser mais atenciosos referente a isso para não sermos enganados com coisas que realmente não existem e cuidado para não comprar GATO e receber LEBRE.
Abraços.